segunda-feira, 14 de maio de 2007

Antuérpia Bruxelas



Dia 25

Antuérpia tem bastantes coisas para oferecer. Para além de uns preços bem mais em conta, tem a rua que sai da estação até ao rio Schalde.
Cheia de edifícios monumento. Com a casa de Rubens, o museu Platin Moretus, património da Unesco, o museu naval, que tem algo de português, mas principalmente por ser a capital mundial dos diamantes. A Catedral de Nossa Senhora, com a sua torre gigante. A casa Platin Moretus foi considerada durante mais de 300 anos a maior editora do Mundo e contém uma das maiores "reservas" de livros.
Toda a zona histórica é muito interessante com as suas casinhas de tijolo.
Antuérpia foi um tiro no escuro, mas correu muito bem. Uma bela cidade.
Agora vamos para Bruxelas. O centro da Europa.
A zona de Bruxelas Norte é impressionante. Imensos prédios novos, espelhados, ao lado de casas mais antigas. Um contraste gigante.
Vamos lá a Bruxelas.
As galerias reais do género das Vittorio Emanuel de Milão, são um local "perfeito" para fazer compras. A seguir vamos à catedral de Bruxelas, com as suas duas torres, branca, muito bonita. Uma paragem e se possível um jantar num dos restaurantes da rua Benhouser é indispensável, até porque vai dar à Grand Place, o centro de Bruxelas.
Comer um gaufre com chocolate é também uma excelente forma de sentir Bruxelas. Agora vamos ao Parlamento Europeu. Mas antes passamos pelo edifício da comissão Europeia, onde o nosso amigo Zé Manel trabalha. E para quem não sabe, a Eslovénia vai entrar para o Euro em 2007.
O parlamento europeu é mais que um edifício, numa estrutura enorme, e que está a ser aumentada devido à entrada dos novos países.
Bruxelas tem do melhor, prédios novos ou históricos muito bem conservados, principalmente junto à zona turística, e do menos bom, quase mau, casas degradadas entre o centro e a estação Midi. Mas vale bem a visita. Hoje ainda vamos para Paris.
A primeira característica que se sente em Paris é a sua multietnicidade. É impressionante.
Os campos Elisios tem mais movimento, luz, animação de noite do que muitas avenidas parecidas de dia. É um espectáculo dentro do espectáculo que é Paris. O Lido, os cafés, o arco do triunfo, a Praça da Concordia, tudo iluminado!
A Simpatia francesa reapareceu. Estávamos nós a tentar perceber os preços e os bilhetes de metro de Paris, quando um simpático senhor se ofereceu para nos abrir as portas com o seu passe. Merci Paris.

Sem comentários: