segunda-feira, 14 de maio de 2007

Sófia


Dia 14

Na Bulgária, pelo menos até a Sófia, porque isso logo se verá, são tudo restos do período áureo do comunismo. Pouco se deve ter feito depois disso. As próprias pessoas parecem ainda acabar as frases com camarada!!!
Nota-se a cada momento as diferenças para a Europa comunitária. E a Grécia nem é dos seus expoentes máximos.
Os carros são quase todos modelos com 30/40 anos.
Sófia é um contraste entre edifícios antigos e outros relativamente modernos.
A população tenta, pelo menos algum pessoal sacar (com oferta de visitas, informações) uns trocos aos turistas, que não são muitos. Será só hospitalidade??
Sófia é a Las Vegas da Bulgária. Numa só rua estão pelo menos 3 casinos.
Ideia genial, os semáforos apresentam o tempo que vão estar verdes, vermelhos. Assim dá para ver se se espera muito, se dá para passar!
Mas Sófia tem também a estátua da sua padroeira, uns quantos museus, igrejas ortodoxas, cortes de cabelo á Marco Paulo quando ele era top de vendas.
O Memorial-Catedral Alexander Nevski e o parlamento búlgaro são talvez os edifícios mais emblemáticos e marcantes.
Sófia e a Bulgária são de facto uma cidade e um pais de contrastes. Encontra-se uma biblioteca que não se vê em muitos sitios dos países ditos 1ºmundo, mas também se encontra degradação e pobreza que não se encontra noutro lado.
Maior aventura em Sófia... passar uma rua. Há poucas passadeiras e nas que há os carros não param.
Dobradan - Bom dia em búlgaro. Em grego é kalimera.
Sófia, saindo um pouco do centro turístico, encontra-se toda aquela imagem soviética. Os prédios iguais, os carros iguais, mas com mais anos em cima, o que dá para ter noção do que era a vida por estas bandas à uns tempos.
Tem coisas muito más, mas também coisas muito boas, o que transmite a esperança de que existe a possibilidade de sermos todos iguais mas um pouco melhor do que fomos.
O custo de vida é mais ou menos metade de Portugal.
Vamos para Istambul. Outra cultura, outra religião, outra língua.
É pena que o comboio que nos vai lá levar esteja atrasado 3 horas. E a culpa nem é dos búlgaros. É que o comboio já bem de Belgrado.
Portugal em búlgaro: roptyrArNR (ou algo parecido).

Sem comentários: