segunda-feira, 14 de maio de 2007

Atenas


Dia 12

Atenas. Chegamos a uma estação que não era a principal. Vamos para a estação central. Mas não há comboios para lá!! Temos que ir de autocarro! Mas onde fica a paragem? Difícil de descobrir quando pouca gente fala inglês e nunca de uma forma fluente.
Larissa, Larissa. Lá chegamos , na estação central tanta falta de informação como na outra ou seja estamos cheios de sono, vamos arranjar um sítio onde ficar e sonhar que logo vamos à Acropole, o berço da sociedade.
Atenas tem um vento quente, muito quente e também a Acrópole, vamos vê-la.
A Acrópole é impressionante, assim como o preço para vê-la por dentro. Assim ficamo-nos por fora. Ainda assim é impressionante.
E inesperadamente aparece o melhor da Acrópole. O monte Aeropagos com excelentes vistas, uma excelente vista para a Acrópole e a Ágora e o melhor mesmo é o vento que se faz sentir, fresco, uma delícia.
O bairro de Plaka, muito bem arranjado e cheio de restaurantes, tabernas, é dos mais típicos de Atenas.
No estádio Olímpico de Atenas (o mais antigo) sente-se o suor do esforço de uma maratona, sente-se o orgulho da vitória final.
No jardim nacional atrás do palácio Zappeion, a sombra das árvores e o cantar dos pássaros funcionam como o antídoto perfeito para recuperar forças tiradas pelo caminho e pelo calor.
Há também algumas igrejas bizantinas, todas com um estilo arquitectónico muito semelhante e particular.
No mercado Flea encontra-se de tudo um pouco, de bijutaria a sapatos, roupa militarizada a joalharia.
Em Atenas, pelo menos nos que nós andamos, não se paga nos autocarros. Medida social de incentivo ao transporte público. Menos poluição, menos transito. Muito bem.
E por fim chegamos à Atenas dos atenienses. Já quase sem turistas e que tem como centro o porto. É a zona de Pireu. O porto é enorme. Do velho porto da Grécia antiga parece só restar a localização e a grandiosidade.
Atenas tem 2 faces. Uma histórica, bonita empolgante. Outra mais cinzenta, actual.
Em Atenas podem encontrar-se ruínas com 3000 anos, que nos lembram aquela imagem de sociedade organizada e culturalizada. Pode já não ser assim mas a história já não se apaga.

Sem comentários: