segunda-feira, 14 de maio de 2007

Pais Basco


Dia 27

A sala de espera nós hoje descansamos era uma verdadeira ONU. Havia Europeus, Africanos, Asiáticos e Americanos.
Agora estamos a caminho de Bourdeux e depois vamos para Irun, uma bela localidade do pais Basco.
Já agora o TGV é mesmo rápido que até estalam os ouvidos.
Já chegamos a Espanha, em especial Irun. Agora vamos para Vitória, a capital do Pais Basco. Depois disso logo se vê.
Esta viagem até Vitória é muito agradável. No meio das montanhas, por entre vales e túneis, com florestas pinceladas de pequenas vilas. É a beleza natural do Pais Basco.
Estamos em Vitória. O centro histórico é medieval mas está recuperado e muito bem conservado.
Vamos apanhar hoje comboio para a Pampilhosa, que não sabemos exactamente onde fica, esperamos que tenha comboios para o Porto. Seja o que Deus quiser.
Em Vitória o tempo não é muito, mas é mais do que suficiente para saborear uma bela tabla de pintxos, a especialidade da terra. Muito bons.
Viajar é óptimo, mas já se sentem as saudades, vai ser bom voltar, ver pessoas que se conhece muito bem, passar por locais onde já se passou centenas de vezes. Mas as recordações criadas durante a viagem, essas nunca mais vão desaparecer, nem esvanecer. Atravessar a Europa, de um extremo ao outro é no mínimo muito, mas muito saboroso!!
O comboio que nos vai levar de volta a Portugal vai cheio de emigrantes portugueses que estão a trabalhar nas obras de França e da Alemanha e que vão passar uns dias à Terra. A vida é dura.
Já chegamos a Portugal. Já apanhamos o comboio para o Porto. E qual era a melhor recepção que podíamos ter??? Um homenzinho, imigrante em Espanha, a criticar tudo e todos em Portugal. Haverá algo mais português?
É impressionante o que aconteceu neste pais, e ainda mais impressionante o que não aconteceu. É uma sensação estranha ter a noção que somos os últimos a saber as coisas. Mas há coisas que continuam na mesma, um mês depois...

Sem comentários: