segunda-feira, 14 de maio de 2007

Istambul


Dia 16

Mesquita azul! Todas as tradições foram cumpridas! Tiramos os sapatos, tapamos os sitios devidos. Uma boa experiência!!A mesquita tal como todas elas, não tem figuras humanas ou animais. O pessoal reza virado para Meca, com o rabinho para o ar, tem o seu ritual. Nós não entramos pela mesma porta que os Muçulmanos. As mulheres têm um lugar separado dos homens, incrivelmente mais pequeno! Onde lêem o Corão.
O grande Bazar é grande mas difícil de encontrar, lojas diferentes de metro em metro e onde negociar é obrigatório!! Está também cheio de pessoal a andar de um lado para o outro!! Nós não somos espanhóis!! Portugal existe!!
No bazar egípcio ou das especiarias o cheiro sente-se à distância .
No palácio do Sultão os tesouros, quase todos oferecidos, ou vindos de terras dominadas, podem ser considerados insultuosos, se pensarmos no nível de vida do resto da população!! O Palácio contém também um dos pontos mais sagrados para os muçulmanos, pois numa das suas salas encontram-se vários objectos e restos mortais do profeta Maomé.
Vamos a caminho de Bucareste. Não sabemos muito bem a que horas o comboio lá chega, nem se depois vai dar para ir para Budapeste. Logo se vê. Quanto a Istambul, mereceu claramente a visita.

Sem comentários: