segunda-feira, 14 de maio de 2007

Praga


Dia 22

Praga é uma cidade cheia de turistas, e de facto merece.
Os seus 8 enormes museus para além da sua qualidade artística são também belíssimos edifícios. Começando pelo Narodni, que se encontra no fim da rua central de Praga, a Vaclavske, um dos nomes grandes deste pais. O Narodni, com os seus telhados verdes com incrustações em ouro é um monumento por si só.
No Bairro Nove Mesto encontra-se algum sossego do rodopio de turistas e conhece-se a Praga dos checos.
Voltando à Vaclavske, onde as lojas dominam, vamos em direcção à praça do Município e o seu famoso relógio astrológico.
Finalmente aparece o melhor de Praga. A Praça do Município. Toda ela muito especial muito bonita, colorida. Cada edifício com um requinte. Mas a jóia da coroa é o relógio astrológico que às horas certas apresenta uma figura diferente.
No Stare Mesto, o bairro velho, a beleza dos edifícios mantém-se. Essa parece ser a tónica de toda a cidade.
Passamos o rio Vlatava, onde a catedral de Praga, mas principalmente umas pequenas encostas, muito verdes, cheias de sombras, muito bem arranjadas, fazem as delícias de quem gosta dum passeio e dumas vistas arrasadoras sobre Praga.
A Catedral de S.vito é muito interessante, mas mal se pode dar um passo, tal a quantidade de turistas. Aliás toda a zona da catedral merece a visita, o palácio da Presidência e todas as outras igrejas que rodeiam a catedral.
A zona de Mala Strana, com o parlamento checo e uma série de casas palacianas, formam mais um grandioso bairro de Praga.
Na Ponte Karlov a vista para as 2 extremidades da ponte é saborosa. De um lado a catedral e mais uma série de edifícios com telhados extraordinários, do outro o gueto Judeu e a praça do município. Fantástico.
Do gueto judeu conhecido por Josefov, parecem só restar as sinagogas, o cemitério e as lojas!! O jeito para o negócio não se perde. E onde isso é mais visível é no facto de para ver uma sinagoga tem que se pagar. Não merece mais comentários. Assistimos à gravação de uma cena de um filme, parecia grande tal o aparato.
A Rep. Checa e em especial Praga merecem a visita. Por todas as razões e não apenas pela cerveja e as mulheres bonitas (que curiosamente devem morar noutra cidade ou estavam de férias no Algarve!).
Agora vamos para Berlim. A cidade europeia com mais história, história essa que ainda não vai assim há tanto tempo.
O próximo passo desta já longa viagem é para o pais onde falar nos transportes públicos é um insulto, passar no sinal vermelho é crime e pisar a relva é pena de morte!!!É claro que não é exactamente assim, mas está perto.
A Alemanha mostra a sua simpatia. Conhecemos um médico dermatologista que nos deu umas dicas importantes sobre Berlim!! Muito simpático e muito obrigado!

1 comentário:

Nuno Abreu disse...

praga realmente é uma cidade cheia de turistas e merece! uma cidade musical sempre animada e com bom ambiente. é daquelas cidades q todos deviam conhecer