segunda-feira, 14 de maio de 2007

Grécia


Dia 13

Primeira alteração nos planos de viagem. Estávamos a pensar ir hoje para Istambul mas afinal devemos ir para Sófia. As razões são económicas, de planeamento e conveniência. Vamos para a Bulgária!
A simpatia dos gregos deixa de facto muito a desejar! Somos os ciganos do comboio.
Vamos a caminho de Salónica e parece que todos os lugares estão ocupados!! Já mudamos de lugar umas quantas vezes. É uma das características do interrail.
A Grécia é aos altos e baixos, muito verde, em que cada montanha podia ser a casa perfeita para Deuses.
Nesta viagem já aprendi várias coisas. A dar valor ao dinheiro, ao conforto, a coisas tão simples como uma cama ou um banho, a agradecer ao senhor que limpa o chão, que na maior parte das vezes é mais simpático e prestável que o que está sentado no balcão das informações, a saborear intensamente os momentos positivos, a não abalar com os negativos mesmo que às vezes eles custem a passar, que é muito bom viajar seja em que circunstâncias for e muitas outras coisas que agora não me lembro!! Lembrei-me de outra coisa. Muitas vezes as pessoas olham para os chamados mochileiros com desprezo. Sabem lá elas quem sou ou vou ser. Não se pode julgar as pessoas pela sua condição ou apresentação. Tem que pelo menos ser tratadas com respeito. Já senti olhares de pessoas, com desprezo pelo simples facto de andarmos de mochila às costas e às vezes dormirmos nas estações enquanto esperamos pelos comboios. A conclusão que consigo tirar é que essas pessoas não tem noção do privilégio que é ter conhecido 10 cidades em 2 semanas, de ter passado por situações que passei, tê-las resolvido o melhor possível e estar aqui cheio de vontade de continuar! Eu respeito a sua vontade de viverem a vida delas, e não incómodo.
Vamos a caminho de Salónica e depois vamos para Sófia. Temos umas horas para ver Salónica.
O meu nome em grego é vovo (ninvo) ou qualquer coisa parecida. Portugal escreve-se roptoyaxia(mais coisa menos coisa). Abecedário grego básico A-A B C-K D E F-o(com um traço vertical) G-V H I-I J L-X M-M N-V O-O P-M Q R-P S-(SIMBOLO SOMATÓRIO) T-T U V X Z.
Mais uns amiguinhos, o que pena não eram australianas. Gregos, estudantes, de Salónica. Deu para saber umas coisas da Grécia. Que o Karagounis e o Katsoranis são sex-symbols.
Salónica, quente, movimentada à noite, cheia de publicidade, e com a Torre Branca, talvez o seu maior monumento. Cidade moderna, a metrópole do norte da Grécia. E há também uns castelos a norte da cidade e o porto. Tudo o resto é boa comida e falta de tempo, mas merece a visita.
Se houvesse um comboio que representasse o bloco de Leste durante a guerra-fria, seria este que nos vai levar até Sófia. Acentos de couro, sem climatização, sem luz, um espelhinho, tudo cheio de remendos. Cheio de Búlgaros, Romenos e outros. Cinematográfico.
Passar a fronteira e entrar na Bulgária é uma experiência, um acto de mudança

Sem comentários: